Dicas » Livros

Vamos ler e relembrar juntos?

A Coleção de obras de Relações Públicas foi desenvolvida em parceria com a EDIPUCRS e editada entre 2007 a 2015

Capas das quatro edições da coleção Relações Públicas EdiPUCRS. Foto: Gabriela Antonini

As quatro obras abordam diferentes temáticas das Relações Públicas foram feitas produzidas lá em 2007 e tem como objetivo identificar o pensamento reflexivo e a prática do corpo docente do curso, trazendo referências aos acadêmicos sobre tradição e inovação na área. A linha editorial, organizada pela professora Dra. Souvenir Dornelles, tem participação de professores da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos.

O primeiro volume chame-se “Relações Públicas: quem sabe, faz e explica”; o segundo: “Relações Públicas: Construindo relacionamentos estratégicos”; o terceiro aborda “Relações Públicas: Planejamento e Comunicação”; e por último,  “Relações Públicas e Pesquisas: de Opinião, de Comunicação e de Mercado”.

A professora e atual coordenadora Ana Baseggio menciona que “a importância da Coleção nos 50 anos do Curso, completados em 2017, decorre necessariamente da formação de profissionais diferenciados e capazes de intervir e interagir no mundo e na comunidade em que atuam”. A professora Cláudia Moura, jornalista, publicitária e relações-públicas, que participou ativamente da elaboração da coleção relata que “eles eram muito importantes na época, que poucas instituições tinham e têm obras. Outra questão é que os alunos usam as obras dos próprios professores para conhecer melhor a forma como escrevem, o que pesquisam, a abordagem da área, tendo a oportunidade de conhecer melhor o corpo docente que está ali para contribuir com a melhor formação dos alunos.”

Cláudia Moura, complementa que “os temas foram escolhidos por serem algo relevante para a área de RP.” Por fim, a professora, orgulhosa, reforça: “é algo do presente que fica para o futuro.”

A professora Cláudia Moura do curso de Relações Públicas da Famecos que auxiliou na elaboração das obras. Foto: Gabriela Antonini

Cláudia Moura complementa que “os temas foram escolhidos por serem algo relevante para a área de RP.” Por fim, a professora, orgulhosa, reforça: “é algo do presente que fica para o futuro.”

Saiba mais sobre os livros…

Volume 1 – “Relações Públicas: quem sabe faz e explica”

O primeiro volume expõe temáticas relacionadas à abrangência da profissão, que foram geradas a partir das experiências acadêmicas e profissionais dos autores. São textos que trazem diversas vivências, reflexões, olhares e, principalmente, a aplicação da prática. Apresentam sete temas principais, divididos em nove textos, relacionados a apostas na área de relações públicas, no passado, no presente e no futuro.

Dica de vídeo e site relacionados ao tema:

  • Vídeo Todo mundo precisa de um RP’  do canal de mesmo nome – Primeiro vídeo do canal, postado no dia 1º de outubro de 2012, explica o que faz um RP, porém por ser mais longo e completo traz também as características e o perfil do profissional como, por exemplo, ser dinâmico, empático, mediador, estratégico entre outras qualidades.
  • Vídeo Prazer, Relações Públicas’  do canal Todo Mundo Precisa de um RP – Vídeo publicado no Canal “Todo mundo precisa de um RP” no YouTube no dia 03 de dezembro de 2014, trata sobre o que faz o profissional de Relações-Públicas, seus campos de atuação e foca no RP como o gestor da Comunicação como um todo.
  • Post do site “Que Curso” chamado: ‘Relações Públicas – Tudo sobre o curso e a profissão publicado no dia 18 de abril de 2018, não cita o autor texto. O post fala sobre o perfil do profissional, o que futuro estudante encontra e estuda no curso, o autor conta um “resuminho” das matérias e as verdades e mitos sobre o curso de Relações Públicas.

Volume 2 –  “Relações Públicas, construindo relacionamentos estratégicos”

O segundo livro aborda assuntos relacionados à qualidade dos relacionamentos estratégicos nas organizações. Destaca a busca e a importância de ser realizada uma comunicação planejada e adequada aos públicos, visto que há bastante diversidade. Portanto, deve-se questionar, responder e compreender tal universo de conhecimento para que o diálogo não seja sendo um grande desafio.

Dicas de filmes e séries relacionados ao tema:

  • Filme Mera Coincidência (Wag the Dog1997) conta com grandes atores como Dustin Hoffman, Robert De Niro e Anne Hache. O filme trata da campanha de reeleição do presidente dos EUA, cuja gestão de crise fica evidente a partir da divulgação de que o candidato está envolvido em um escândalo sexual. Por esse motivo, seus assessores mudam a estratégia e começam a produzir com um diretor de Hollywood uma guerra fictícia na Albânia, transferindo a atenção da opinião pública para um novo fato.
  •  Filme O Jogo da Imitação’ ( The Imitation Game, 2014) é baseado na vida real Alan Turing – interpretado por Benedict Cumberbatch. A história passa em 1939, na Segunda Guerra Mundial. A agência de inteligência britânica contrata Turing para desvendar junto de sua equipe os códigos nazistas, incluindo o “Enigma”. Turing é um excelente matemático, mas para colocar seu grande projeto em prática, precisa superar suas dificuldades em se relacionar com a equipe. A enfoque do filme no âmbito da comunicação é para observarmos a importância e o desafio diário que é aliarmos as nossas habilidades profissionais com as habilidades interpessoais.

Volume 3 – “Relações Públicas, planejamento e comunicação”

Este exemplar é dividido em duas partes: a primeira desenvolve temas relacionados aos novos desafios que surgem no meio empresarial, principalmente no que diz respeito ao planejamento elaborado e condizente com a realidade das organizações. Destaca-se ainda a importância do planejamento como diferencial competitivo (pensar a curto, médio e longo prazos). Já a segunda parte do livro, discorre sobre as relações públicas internacionais e a economia com temas importantes para a área.

Dicas de filmes e séries relacionados ao tema:

  • Série Scandal’ , que se passa em Washington, D.C é baseada na vida real de Judy Smith, relações públicas, fundadora e CEO da firma de gerenciamento de crises Smith & Company e ex-assessora de imprensa do governo de George Bush. A personagem principal se chama Olivia Pope, ex-funcionária da Casa Branca e possui também uma empresa de gestão de crises chama Pope & Associates. Para nós, relações públicas, é uma ótima oportunidade de perceber a gerenciamento de crises, relacionamento com a imprensa e assessoria de comunicação na prática.
  •  Série Girls teve estreia em 2012, ocorre na cidade de Nova York e relata a vida de quatro mulheres de vinte e poucos anos, que estão se descobrindo profissionalmente e passam por muitas situações que é possível identificar a atividade de RP. Uma das personagens chamada Marnie, interpretada por Allison Williams, é assistente de relações públicas e trabalha com questões ambientais. A série traz um olhar pouco visto na profissão.
  •  Filme Hitch – O conselheiro amoroso (Hitch , 2005) é uma comédia romântica interpretada por Will Smith, que faz o papel de conselheiro ou consultor de relacionamentos, que não divulga sua identidade. Um dos seus clientes é um contador tímido que não sabe falar em público e sem jeito com as mulheres, que o contrata para conquistar a mulher seus sonhos. O personagem ensina como a imagem, inteligência emocional, preparação prévia e treinamento são importantes para alcançar quaisquer objetivos, tanto amorosos quanto profissionais. É claro o papel de RP em dois focos importantes no filme: de consultor ou assessor de imagem e o de media training, pois em partes do filme o personagem realiza entrevistas e expõe seus sentimentos em um público bem significativo.

Volume 4 – “Relações Públicas e pesquisas: de opinião, de comunicação e de mercado”

Nesta obra, a pesquisa é apresentada como tema central, assim como sua relevância para as relações públicas e seus inúmeros benefícios que oferece ao ambiente corporativo. Com a globalização, a era da tecnologia e as mudanças no mundo com novos meios de produção de conhecimento e informação, faz-se necessários, por exemplo, o monitoramento de informações, as possibilidades de novos olhares para o mundo, todas as vantagens que a realização de pesquisas oferece. Aponta os tipos de levantamento de dados e as técnicas empregadas.

Dicas de livro e filmes relacionados ao tema:

  • Livro ‘Gestão de crises e comunicação’, João José Forni (2ª. edição, 2013), leitura obrigatória para prevenir situações de crises em organizações.
  • Filme ‘O discurso do Rei’ (The King’s Speech, 2010), que mostra como a comunicação e o entendimento com o(s) outro(s) é necessário para os líderes.
  • Filme ‘Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento’  (Erin Brockovich, 2000), que apresenta uma situação de crise vivenciada por uma grande companhia,  mas não antecipada.