Artigos> Variedades » Oportunidade

Teoria e prática

A importância dos alunos de relações públicas vivenciarem eventos durante a graduação

A profissão de Relações Públicas é reconhecida pela área de gestão de eventos e é fundamental que os graduandos aprendam a teoria e também a prática. Através de vivências durante o período da graduação, os estudantes podem entrar em contato com os desafios da condução de eventos. Em 2018 os alunos da FAMECOS tiveram a oportunidade de participar de um evento no litoral gaúcho, o Pepsi Twistland. Para Neka Machado, professora da Escola de Comunicação Artes e Design FAMECOS, é importante que os alunos pratiquem o que aprendem em sala de aula “Por mais aulas que tu tenha sobre este conteúdo, quando está fazendo e é pra valer, tem que resolver.”

Para Rafael Pedrozo, aluno de Relações Públicas do 3º semestre, um evento como o Pepsi Twistland é muito relevante para qualquer estudante de comunicação, pois “é uma oportunidade única de se mostrar.” Maurício Gafforelli, aluno do 7º semestre do mesmo curso relata que foi uma das experiências mais gratificantes que teve até hoje. “Uma realização pessoal, pois sempre tive o sonho de trabalhar com grandes eventos. Foi mágico, desafiador, incentivador, único e incrível.” A acadêmica de relações públicas, Rháris Venes Pereira, destaca que “o sentimento é de orgulho e gratidão por ter feito parte desse projeto que foi tão cuidadoso com o público e com o local onde estava inserido.”

Alunos da FAMECOS participando do Pepsi Twistland. Foto: Clarissa Menna Barreto.

A professora Neka conta que em um dia de muita chuva, os alunos ajudaram na limpeza de uma das estações que ficou inundada. “Não era a roupa linda da estilista, e nem o fato de serem estudantes universitários, que os impedissem de pegar baldes e panos e fossem ajudar.” Para a professora, os alunos imprimiram no relacionamento com o público, um acolhimento qualificado, com conhecimento técnico e uma postura afetiva. “E deu tudo muito certo.” completa. Nicole Pons, uma das participantes e aluna de Relações Públicas reforça que participaria novamente do evento: “Inclusive torço muito para que nos chamem novamente”

A jornalista, sócia da Enfato e professora da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, Raquel Boechat, que atua na área, destaca que “em eventos de grande porte acontecem inúmeros imprevistos que precisam ser mapeados e gerenciados.” Para os relações-públicas, a professora acredita ser necessário saber lidar com a pressão e resolver os imprevistos de uma forma que não prejudique a comunicação do evento. “As saias justas são os grandes desafios.” Raquel completa e diz que, para os estudantes, ter a possibilidade de participar de eventos durante a faculdade, é fundamental para ver a comunicação integrada acontecendo, com início, meio e fim. “A experiência é muito rica, tanto de aprendizado prático, quanto de aplicação dos aprendizados da faculdade”, finaliza.