Second Screen Experience

A nova tendência na televisão e a influência em propagandas e extensões midiáticas

O comportamento do consumidor tem constantes mudanças ao longo dos anos adaptando-se aos novos produtos e serviços apresentados quase que diariamente pelo mercado dinâmico. Um estudo indica que consumidores de conteúdos televisivos, simultaneamente, consomem informações da internet criando uma segunda tela com debates e interações entre usuários de redes sociais sobre determinado material é transmitido na televisão. Aproveitando-se desta tendência já quase consolidada, a Second Screen Experience tem como objetivo aumentar a interação do usuário com o conteúdo absorvido em primeira tela enriquecendo a programação da TV ou algum filme. Em suma, a ferramenta pode ser definida como uma tela adicional, como smartphone, tablete, computador ligando as interações das plataformas.

A nova prática se torna cada vez mais comum, criando novas possibilidades para o engajamento da propaganda, vendas e publicidade e seu contato com o público. Contudo, o próximo passo deve ser um estudo para uma conexão entre comerciais e conteúdo da TV para a Web, desde maior tempo de tela de divulgação até compra instantânea de determinado produto sendo exibido na tela, por exemplo, peças de roupas e acessórios de alguma personagem na novela das nove, ou o produto em queima de estoque na propaganda da loja de departamentos. O quão vantajoso seria propagandas em aplicativos de Second Screen substituindo propagandas de trinta segundos na televisão?

Outra pesquisa, realizada recentemente pelo Instituo Nielsen nos Estados Unidos, aponta que o uso de Tablet e smartphones já está disseminado em 88% da população e que 86% destes usuários afirmam já os terem utilizados como segunda tela durante uma exibição televisiva, alguns programas, como realities de perguntas e respostas, já possuem essa ferramenta para a participação integral do telespectador, além de adicionar ferramentas para compartilhamento via Facebook, Twitter e outras redes sociais de engajamento. No Brasil, a tela adicional é fortemente engajada em programas como MasterChef, que em seu episódio final obteve mais de 2 milhões de interações no Twitter durante sua transmissão, Big Brother Brasil e em transmissões esportivas, como o futebol às quartas e aos domingos.

O Streaming, Chromecast e a YouTube TV são outras novidades que juntamente com a Second Screen entram para o mercado e comportamento do consumidor para maior aproximação com o público para disseminação e participação no conteúdo e encontrar uma implantação do e-commerce em novas plataformas.