Logo RRPP Online
Logo Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Visitar site Famecos Visitar site Eu Sou Famecos Visitar site PUCRS
2014 – Porto Alegre/RS
RRPP Atualidades 2013
Leia a edição impressa
Cadastre-se

RRPP Atualidades   

Notícias e Artigos

A Moda dos Food Trucks
A Moda dos Food Trucks
Publicado em: 2/07/2015
A Moda dos Food Trucks

Antes, mais comuns em cidades americanas, os food trucks – novidades em nosso país – vêm obtendo muito sucesso na captação do público brasileiro. Os caminhões de comida reinventam e exploram de uma nova maneira o conceito de restaurante. Trazendo mais proximidade para os clientes e fácil acesso, os caminhões já contam com uma gama variada de refeições específicas, como comida mexicana, japonesa, cafeterias e gelaterias. A “gourmetização” itinerante tem feito tanto sucesso que já reúne festivais nos mais diversos estados do país como Espirito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A cidade de São Paulo possui legislação que regulamenta e aprova a atividade. De acordo com a revista Exame Online, em junho do ano passado, a prefeitura de São Paulo divulgou uma lista com mais de 700 pontos autorizados para a comercialização de comida de rua na cidade. É perceptível que mercado está em um ótimo momento. Esse setor, que proporciona custos mais baixos e propõe uma experiência mais prazerosa para o público atrai empreendedores. Aqueles que sonham com a expansão de seus negócios ou a abertura de um primeiro restaurante em um modelo diferente, podem contar com dicas valiosas encontradas no site food truck nas ruas. Foi o primeiro guia brasileiro de localização que tem como objetivo ajudar os usuários a encontrem o melhor da gastronomia dos food trucks nas ruas das cidades. Em Porto Alegre, está sendo avaliada uma lei para que também exista a regularização dos food trucks, principalmente porque, com o aumento da quantidade de eventos, a vigilância sanitária está sendo cada vez mais exigente.

Há cerca de dois anos, o ramo teve seu “boom” e começou a ganhar visibilidade, primeiramente com os curiosos que experimentaram para conhecer. Agora, a comida de rua vive seu momento de expansão. Ainda novidade para alguns, os originais…

Desbravando Horizontes
Desbravando Horizontes
Publicado em: 2/07/2015
Desbravando Horizontes

No mundo globalizado, possuir conhecimento de alguma língua estrangeira tem se tornado imprescindível. De acordo com o Ministério do Turismo: “Turismo de Estudos e Intercâmbio constitui-se da movimentação turística gerada por atividades e programas de aprendizagem e vivências para fins de qualificação, ampliação de conhecimento e de desenvolvimento pessoal e profissional”. A partir dessa necessidade, o número de buscas por intercâmbios como forma de aprendizado é crescente. Associar os estudos a uma experiência no exterior faz parte do sonho de muitas pessoas.

Dentro dessa perspectiva de educação internacional, com foco na carreira e no crescimento pessoal, são notáveis a curiosidade e o desejo de desbravar; conhecer o mundo em suas mais variadas culturas e formas de expressão. Para tal, é preciso sair da zona de conforto e inserir-se em uma nova realidade, que pode transformar as crenças pessoais de maneira definitiva. Com o avanço das tecnologias e mídias digitais, hoje, mais do que nunca, é possível pesquisar sobre os mais variados países e aprimorar os conhecimentos necessários para partir em uma viagem.

A internet é um fator muito importante na busca por informações a respeito de programas de viagem. Existem diversos portais, sites, blogs, etc., que facilitam o acesso para muitas pessoas. Com a concorrência acirrada do mercado de trabalho, a busca por diferenciais profissionais é constante. A partir disso, o leque de possibilidades que uma experiência internacional abre para os estudantes passa a ter grande visibilidade.

Em 2012 a Belta (Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais) divulgou uma pesquisa feita com 81 agências de intercâmbio brasileiras, associadas e não associadas, demonstrando que, em 2012, 175 mil brasileiros foram estudar no exterior, fazendo com que o segmento movimentasse mais de um bilhão de dólares. Ainda, cerca de 20% das entrevistadas evidenciaram que a internet facilitou o acesso direto dos brasileiros…

Marketing Esportivo
Marketing Esportivo
Publicado em: 2/07/2015

O futebol é a coisa que mais mexe com a emoção do brasileiro. Há quem considere loucura essa paixão do torcedor pelo seu clube ou pelo futebol em si.

A proximidade do torcedor com o jogador é algo que influencia muito a mobilização do mesmo para acompanhar o seu time do coração. As redes sociais são o principal canal de comunicação entre torcedor e jogador. Através de Instagram, Twitter e Facebook, estão as principais formas de alcançar visualização para o seu trabalho.

Um dos maiores exemplos disso é Valdívia, destaque do Internacional e fenômeno do Instagram. O jogador usa muito a hashtag #PokoPika, e a mesma virou febre entre a torcida. Valdívia aproveitou seu bom momento dentro das quatro linhas para se beneficiar fora delas também. Recentemente, lançou uma linha de camisetas com a famosa hashtag. O sucesso do jogador está promovendo uma valorização do seu marketing pessoal e, consequentemente, beneficiando o time que tem tido cada mais o apoio do torcedor. Valdívia é formado na base do clube gaúcho, que é conhecido como “Celeiro de ases”, o que é, inclusive, um trecho do hino do clube.

Dentre tantos talentos, alguns chamam atenção por grandes atuações na Europa. Um deles é Luiz Adriano, que joga no Shakhtar, atualmente. Luiz teve contato com gigantes europeus na última temporada graças ao seu grande rendimento no time ucraniano, onde é uma referência, pois se tornou o maior artilheiro da história do clube. Luiz tem uma identificação muito grande com os torcedores, seja no Brasil, com o Internacional, onde causa furor cada vez que surgem os boatos de que ele pode voltar, seja no seu clube atual, onde é um dos maiores ídolos. A RP Atualidades entrevistou o jogador. Confira:
No último ano, o Shakhtar teve um aumento da visibilidade no mundo todo, jogando a champions, o tour no…

PreviousNext